Estante da ARes – dicas de leitura

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA – PRODUÇÃO DE ENERGIA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O livro faz um panorama do potencial e das tecnologias disponíveis para o aproveitamento das fontes renováveis de energia, enfatizando os aspectos ambientais nos quais estão as vantagens sobre as fontes não renováveis, atualmente as mais utilizadas em todo o mundo. Também permite uma visão global e integrada dessas fontes. (Autor: Ennio Peres da Silva / Editora: Livraria da Física)

 PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL

O livro foca os aspectos mais importantes da tomada de decisão em engenharia ambiental. Traz conteúdos relevantes da química, da biologia, da hidrologia, da qualidade da água, do tratamento de efluentes domésticos e industriais, da poluição atmosférica e sonora e da gestão de resíduos sólidos urbanos, apresentados de forma detalhada. (Autor: Mackenzie L. Davis / Editora: AMGH)

 BIOGÁS – ECONOMIA, REGULAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O livro fornece conceitos sólidos e aplicáveis no ambiente econômico e regulatório que envolve a atividade de geração de energia a partir das chamadas fontes renováveis. Na obra, a apresentação aplicada do assunto contribui para a integração das áreas de conhecimento que se relacionam direta e indiretamente com a geração de energia a partir do Biogás. (Autor: Fábio Viana de Abreu / Editora: Interciência)

 ANÁLISE AMBIENTAL – GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES

A publicação trata do meio ambiente, seu conceito, suas espécies, a relação com a Constituição Federal e a questão do desenvolvimento sustentável. Traz também uma análise sobre a importância da água, os impactos ambientais, os valores econômicos, sociais e ambientais dos recursos hídricos, além da tutela do Estado sobre esses bens. Direcionado para os cursos técnicos em Análises Químicas, Controle Ambiental, Meio Ambiente, Química, Saneamento, entre outros. (Autores: Fábio José Ibrahin, Francini Imene Dias Ibrahin e Eliane Ramos Cantuária / Editora: Érica)

 THIS CHANGES EVERYTHING: CAPITALISM VS THE CLIMATE

A autora argumenta que não se pode combater as mudanças climáticas sem combater o capitalismo. Klein reforça que o capitalismo (e não o carbono) é que está na origem das alterações climáticas que, em busca do lucro, nos conduzem para um Armaggedon ambiental. (Autora: Naomi Klein / Editora: Simon & Schuster)

<<Baixe aqui a edição 9 da Revista ARes!>>