Estante da ARes – dicas de leitura

RESÍDUOS SÓLIDOS

O livro esclarece a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, apresentando os comentários da lei de forma didática e articulada, artigo por artigo, além de importantes esclarecimentos sobre como operar dentro das regras legais evitando multas e outras sanções. A leitura é imprescindível para segmentos da economia, estudiosos do assunto ou profissionais da área jurídica. (Editora: Nova Onda / Edição: 1ª / Ano: 2016)

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA E PROPOSITIVA

A obra descreve o processo de caracterização dos resíduos sólidos de forma ampla, com uma conceituação moderna e indo além do processo de quarteamento. São descritos os principais fatores que influem sobre as características dos resíduos sólidos e a sua importância sobre o dimensionamento correto da caracterização. (Editora: Biblioteca 24 Horas /  Edição: 1ª)

RESPONSABILIDADE CIVIL E POLUIÇÃO POR RESÍDUOS

Com um amplo espectro de informação e análise apurada, o livro traz a sua contribuição sobre o aumento da quantidade e toxicidade do lixo produzido nos grandes centros, principalmente após a revolução industrial, bem como a necessidade de destinação e tratamento adequado dos resíduos sólidos. (Editora: KBR / Edição: 1ª / Ano: 2015)

FALANDO SOBRE LIXO

O livro traz temas como reciclagem, papel dos catadores, análise dos aterros e incineradores, o modo de vida contemporâneo, a atuação do cidadão, do Estado e da sociedade, a expansão da  geração dos lixos, impactos sociais e ambientais dos descartes, os aspectos culturais presentes na relação com as sobras, o panorama nacional e mundial relativo ao lixo e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305, de 2-08-2010). Leitura obrigatória para professores, estudantes, pesquisadores e ativistas na área de lixo-educação. (Editora: Kotev / Edição: 1ª / Ano: 2016)

RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – PERSPECTIVAS DE GESTÃO INTERMUNICIPAL EM REGIÕES METROPOLITANAS

O livro é resultado de um profundo estudo em diversas regiões metropolitanas brasileiras. Vem preencher uma lacuna na literatura científica brasileira, discutindo os desafios e  oportunidades da cooperação intermunicipal para a gestão de resíduos sólidos frente ao novo cenário jurídico e institucional brasileiro. É recomendado para estudantes e pesquisadores vinculados às áreas e Saneamento Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Metropolitana, bem como para gestores públicos e consultores técnicos envolvidos com a gestão de resíduos sólidos urbanos nos órgãos correlatos de âmbito municipal, metropolitano e estadual. (Editora: Atlas / 1ª Edição)