Estante da ARes – dicas de leitura

GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: UM NOVO AGIR FRENTE À LÓGICA DAS COMPETÊNCIAS

O grande diferencial do livro é a apresentação de uma consistente base teórica do tema sustentabilidade aplicada às empresas. Além disso, ele apresenta um caminho para sua aplicação prática por profissionais da área, sejam eles já atuantes no mercado de trabalho, sejam estudantes dos diversos níveis.

– LUCIANO MUNCK, Edição: 1ª, Ano: 2014

A CIDADE DO FUTURO SEM POLUIÇÃO: VOCÊ FAZ PARTE DESTE PROJETO

A obra traz em seu bojo a identificação dos problemas ambientais no século 21. Mostra o caráter irreversível da degradação do meio ambiente sob diversas formas, tais como os resíduos sólidos, a contaminação dos solos, dos recursos hídricos e as novas modalidades de trabalho escravo, entre outros desafios na era do direito ambiental e do desenvolvimento sustentável.

– VÁRIOS AUTORES, Edição: 1ª, Ano: 2015

RESÍDUOS SÓLIDOS – IMPACTOS, MANEJO E GESTÃO AMBIENTAL

A obra orienta o leitor sobre o problema dos impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos e traz um breve histórico da questão ambiental no Brasil. Também explica como classificar os resíduos de acordo com a ABNT, ensina conceitos como o desenvolvimento sustentável e a ecoeficiência e trata dos aspectos legais, destacando a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

– JOÃO ALBERTO ALVES AMORIM, Editora: Érica, Edição: 1ª, Ano: 2014

GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS – UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA A SUSTENTABILIDADE

O livro discute os aspectos técnicos, sociais, ambientais, salutares, ocupacionais e econômicos da gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (Reee) no país, aliando os conceitos técnicos às orientações práticas de como gerir a logística reversa desses resíduos.

Editora: Elsevier, Edição: 1ª, Ano: 2013

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O livro aborda a classificação e a quantificação de resíduos, a coleta, o transporte e a destinação. Evidencia a importância do gerenciamento na fonte, a reutilização, a reciclagem e o descarte ambientalmente correto. Também apresenta a legislação brasileira e as normas técnicas referentes ao tema, assim como explicações sobre a preparação e a organização adequadas de um canteiro de obras.

Editora: Oficina de Textos, 1ª Edição, Ano: 2014