Projetos finalistas abordam de embalagens sustentáveis a soluções para gestão de resíduos

Google-science-fair-revistaares

Ontem foram anunciados os cinco finalistas do Prêmio Impacto na Comunidade, uma das categorias da Google Science Fair, que se propõe a solucionar um desafio ambiental, de saúde ou de recursos. Entre os que concorrem, estão duas equipes brasileiras, com os projetos “Embalagens Sustentáveis” e “Semente Mágica – Transformando água contaminada em água potável”. A primeira propõe o uso do talo do buriti (árvore frutífera) como uma alternativa para a produção de embalagens sustentáveis em sua comunidade.

buriti revistaares embalagem sustentavel

Embalagens sustentáveis desenvolvidas a partir do talo do buriti

Os outros três finalistas, também da América Latina, foram indicados com os projetos “Agricultura Inteligente com Cinzas Vulcânicas”, “Biocombustíveis Melhores com a Planta Orelha-de-elefante” e “Chega de Dor de Cabeça: Reciclagem com Robôs”. Este último, assinado por dois jovens colombianos, propõe uma solução tecnológica para o município de Bello, Antioquia, onde as pessoas “ficam confusas diante de vários cestos de lixo reciclável e as dificuldades fazem a maioria desistir do hábito”, gerando um maior volume de resíduos sem destinação adequada.

O resultado da premiação será divulgado na próxima segunda-feira, 18 de julho. Será indicado um vencedor para cada uma das seguintes regiões: África e Oriente Médio, Pacífico Asiático, Europa, América Latina e América do Norte.

Clique aqui para saber mais sobre o prêmio e sobre os projetos finalistas da América Latina.