Fundação ganha prêmio de sustentabilidade com coleta seletiva no Ceará

A Fundação Alphaville recebe na quinta-feira (30) o “Selo Benchmarking: Legítimo em Sustentabilidade 2016”. A iniciativa premiada ocorreu no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, tendo mobilizado setores público, privado e comunidade para a resolução da coleta seletiva na cidade. Para isso, foi criada uma cooperativa entre os catadores de lixo da região. O projeto resultou em um aumento de renda para os catadores de R$ 100,000 para R$600,00 ao mês, em média. A comunidade foi beneficiada com o atendimento de 50% dos munícipes com coleta seletiva porta a porta, na primeira fase, beneficiando 27.917 pessoas com o recolhimento de 30% dos materiais passíveis de reciclagem.

INFOGRÁFICO-COLETA-SELETIVA-FINAL_2

“A ideia era promover a conscientização da população e o compromisso com a sustentabilidade no município, fazendo com que todos se sentissem envolvidos com a causa: catadores, comerciantes, setores público e privado e população em geral”, segundo Graça Rodrigues, Coordenadora de Sustentabilidade da Fundação Alphaville no Ceará. Atualmente, o município gera cerca de 940 toneladas/mês de resíduos.

Os cases Benchmarking Brasil, como o da Fundação Alphaville, passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas (mais de 350 cases) com livre acesso do país.

Leia mais sobre a iniciativa no município de Eusébio.

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

(via Máquina Cohn & Wolfe)