Educação Ambiental para educadores

Capacitação para educadores de Santo André tem resíduos sólidos como tema

ares revista nota

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está desenvolvendo dois projetos de formação em Educação Ambiental voltados a educadores da cidade. Para o primeiro deles, foram convidados gestores e professores de toda a rede. Dentro da grade, elaborada com questões ambientais da cidade, o primeiro tema é Resíduos Sólidos. “Os padrões de consumo têm aumentado significativamente a produção de resíduos. Por isso, formas ambientalmente corretas de descarte precisam ser compreendidas por professores e crianças em formação”, explica Eriane Justo Luiz Savóia, gerente de Mobilização e Educação Ambiental do Semasa.

No módulo inicial, cerca de 70 gestores participam de dois encontros. Entre outros debates, que tiveram sua primeira etapa no início de junho, foi citada a atual situação dos resíduos sólidos, tanto em Santo André quanto mundialmente. A formação envolve dinâmicas de grupo, com foco em resíduos, além de visitas monitoradas a espaços, como o Aterro Sanitário e a Central de Triagem de Recicláveis Santo André. Professores interessados em participar do segundo módulo podem se inscrever até meados de julho na Secretaria de Educação do município, pelo telefone 4468-4360. Informações e dúvidas: educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Os professores da rede estadual poderão participar também do projeto “5Rs: Educação para o consumo responsável”. Serão dois cursos de extensão para mais de 200 professores, sendo uma turma formada por profissionais da rede estadual e outra por professores do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita. Dúvidas e mais informações: Instituto Siades, pelo telefone 3061-7118, e Diretoria de Ensino de Santo André, 4422-7000. (via Core Comunicação)

imagem Pixabay