Editorial (Edição 5)

Si Sueño 19 - Cópia

Após uma sequência de reportagens principais abordando temas técnicos, a exemplo das PPPs como solução para a gestão de resíduos ou do estudo sobre os resíduos orgânicos, que representam quase metade do lixo gerado no país, nesta quinta edição trazemos à tona uma abordagem mais abrangente a respeito da sustentabilidade, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas anunciadas no ano passado pelos países membro da ONU. Com a opinião de empresas de diversos setores, buscamos entender como as companhias se posicionam diante das metas e qual o caminho para se adaptar o mais rápido possível até um prazo que não está tão distante assim – 2030.

O mercado de RSS (Resíduos de Serviços de Saúde) também ganha destaque nesta edição, trazendo informações relevantes e as mais recentes normas do setor debatidas no Simpósio Internacional de Resíduos de Serviços de Saúde (SIRSS), realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em abril.

Na seção Mercado, entre outras notas relevantes sobre serviços, tecnologias e iniciativas públicas e privadas, consta uma breve cobertura do primeiro evento realizado pela ARes em parceria com a Felsberg Advogados e o Instituto PNRS. O evento, ocorrido em São Paulo, promoveu um fundamental debate a respeito do Acordo Setorial para Implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, assinado no fim do ano passado. Que venham mais eventos e, com eles, novas reflexões sobre como atender às inúmeras demandas, todas extremamente urgentes, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil.

Obrigado e até a próxima edição!

(Imagem: Miguel Vallinas)