Editorial (Edição 1)

Untitled-1

Em qualquer atividade profissional existem momentos de grandes mudanças em que, para continuar evoluindo é preciso pensar diferente. O espírito de inovação constrói caminhos onde jamais se imaginou passar, e abre a possibilidade de realizações antes inimagináveis. Assim, a ciência avança, os negócios crescem, a tecnologia se aprimora – em todas as áreas da atuação humana. Quando se poderia imaginar que o tratamento do lixo estaria no centro de um mercado que movimenta US$10 bilhões? E que, apesar de lucrativo, continuaria sendo uma questão tão desafiadora para as sociedades em pleno século 21?

O futuro depende, em boa parte, de como pretendemos lidar com nossos resíduos e do quanto exigiremos que instâncias públicas e privadas sejam também responsáveis por essa gestão. Separar materiais recicláveis hoje é tão fundamental quanto saber onde e como serão descartados. Chegará o momento em que cada lar ou condomínio terá sua própria composteira para restos orgânicos. O estudo de fontes de energia sustentáveis recebe, a cada ano, grandes montantes de investimento ao redor do mundo. Qual é o verdadeiro impacto dessas pequenas e grandes ações? Saberemos, a longo prazo, mas já temos uma certeza: é preciso pensar diferente.

É preciso inovar, mas também renovar. Tornar novo o que parece velho. Oxigenar paradigmas, romper padrões. Trazer novos olhares. E novos ares. A revista Ambiente&Resíduos é resultado de uma longa reflexão sobre o abrangente tema da gestão de resíduos e sobre como as políticas públicas e iniciativas privadas afetam o nosso ecossistema – macro e micro. A linha editorial, as seções, o direcionamento das pautas e o projeto gráfico se reúnem para fixar no mercado uma publicação sem precedentes, que ao mesmo tempo em que aprofunda determinados assuntos, busca abranger outros direcionamentos mais genéricos e correlatos às principais discussões, munindo o leitor de ferramentas para consolidar a sua própria visão sobre um futuro sustentável. Uma das principais funções da ARes é suprir uma carência editorial sobre resíduos no Brasil e disseminar o conhecimento e a pesquisa para diferentes públicos que dela fazem parte: governo, empresas, terceiro setor e sociedade civil.

Ao apresentar a primeira edição da ARes, nosso sentimento de satisfação vem diretamente acompanhado de uma grande responsabilidade: sabemos o quão fundamental será dar continuidade a este projeto, desenvolvendo novas edições que tragam conteúdo de excelência, reportagens, entrevistas, artigos e estudos diversos. Nosso compromisso é enriquecer, a cada exemplar, o debate sobre a gestão de resíduos no Brasil e no cenário internacional.

Grappa Marketing Editorial

(Imagem – Mr. Plant / Just Grow It!)